TNS TV
E se houvesse uma ruptura no espaço-tempo e pudéssemos nos conectar com o
multiverso e imaginar novos mundos em existência - lugares onde nossa compreensão do que é possível difere das narrativas que nos são contadas todos os dias?
O projeto TNS TV é uma experiência educacional imersiva que coloca especialistas na criação de conteúdo audiovisual dentro das escolas e convida os estudantes a criarem curtas- metragens e vídeos para o "TNS TV - O canal oficial para aventureiros do multiverso". Os alunos aprendem a criar conteúdos digitais enquanto exploram soluções locais para desafios globais pautados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e os Inner Development Goals, objetivos de desenvolvimento socioemocional.
Guiados por uma narrativa ficcional onde tanto professor como aluno são protagonistas, os participantes utilizam criativamente recursos digitais, tais como criação e edição de vídeos, realidade aumentada e virtual, enquanto se envolvem com os conteúdos e temas do seu ano curricular.
O Programa de Intercâmbio do TNS TV tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência educacional transformadora, enviando-os em uma "jornada através do multiverso" para um país diferente. A missão deste programa de intercâmbio é que os estudantes aprendam sobre si mesmos e a alteridade, imergindo-se em uma cultura estrangeira, compreendendo perspectivas diversas, cosmovisões diferentes e colaborando com estudantes locais para produzir um filme alinhado com os ODS abordados no currículo base com alinhamento à BNCC. Através deste intercâmbio, os estudantes promoverão a compreensão mútua, a empatia e a cooperação global em busca da equidade e do desenvolvimento sustentável.
O projeto parte da abordagem pedagógica "Aventuras de Aprendizagem" da Platô Cultural, que dialoga teatro imersivo, novas tecnologias e gamificação com metas educacionais.
Ao integrar os conceitos de eu e alteridade, multiverso, competências socioemocionais e ODS, o Programa de Intercâmbio do TNS TV oferece aos estudantes uma experiência transformadora que fomenta a compreensão, empatia e interconexão. Através deste intercâmbio, os estudantes se tornam agentes de mudança, contribuindo para um mundo mais inclusivo e sustentável, deixando um impacto positivo no país parceiro e além.
Nosso objetivo é empoderar os alunos participantes, oferecendo ferramentas para que eles criem e desenvolvam ideias e narrativas próprias, tornando-os autores de conteúdos digitais de impacto.
Em termos práticos:
-
Um projeto que combina teatro imersivo, ludicidade e novas tecnologias com foco em letramento digital.
-
Um programa de capacitação tanto para os alunos participantes como para os professores das turmas.
-
Um laboratório de letramento digital onde os alunos se envolvem na criação de conteúdos digitais: realidade aumentada, realidade virtual, criação e edição de vídeos para TV e Internet, etc.
-
Um projeto com foco local dentro de uma rede global, com participantes em várias partes do mundo, criando e compartilhando experiências e conteúdos.
-
Uma plataforma de compartilhamento dos conteúdos criados, com eventos como o TNS Festival, para reunir os participantes e promover uma troca intercultural.
-
Um projeto com mensuração de impacto social e educacional com o desenvolvimento de relatórios contínuos de pesquisa e avaliação.
A NARRATIVA:
Uma fissura no multiverso se abre em lugares onde há um alto nível de anseio por um mundo melhor, provavelmente em lugares onde as pessoas estão abertas a novas ideias e possibilidades. As fissuras no multiverso oferecem a oportunidade de nos conectarmos com a melhor versão de nós mesmos e imaginarmos novos mundos. Isso pode estar acontecendo há milhares, milhões ou bilhões de anos no campo quântico dos multiversos. Para a TNS TV, tudo começou em 1963, quando Benoit le Page, um físico francês, teve um insight e viu o enigma quântico em quatro dimensões. Manifestou-se como uma imagem de flocos de neve caindo - congelados no espaço-tempo e, ainda assim, em movimento constante, com cada fractal dos flocos se conectando e não se conectando, reagindo e permanecendo intacto, mas sendo um único evento. Ele percebeu que tudo estava conectado e sua observação criou a reação que abriu canais no multiverso. Naquele exato momento, em todo o mundo, outras pessoas vivenciavam esse evento em superposição: uma mente curiosa próxima Floresta Amazônica observando formigas em uma árvore, um coração infantil observando as ondas quebrando em Nova Zelândia, uma alma científica observando as formações de recifes de currais, um viajante, percebendo como a areia forma padrões visuais no Saara. Em cada espaço, quando isso acontece, nasce um multiverso.
De volta ao seu sótão, naquele dia, Benoit le Page criou o primeiro conteúdo para o que então tornou-se "TNS TV": O canal oficial para aventureiros do multiverso".
Um dia, numa escola, um grupo de alunos é convidado a imaginar um novo mundo inventando uma história para um filme.
Guiados por seu professor, seus níveis de anseio são os mais altos já vistos. Os Monitores Ansiosos que a TV TNS disparou, mostram que os sinais e as coordenadas foram recebidos. O multiverso resultante rasgou pela primeira vez em Agosto de 2023, abriu um buraco de minhoca e o véu entre os multiversos tornou-se muito fino. Os alunos testemunharam a ponte do multiverso quando sua professora conseguiu falar com seu equivalente dela em outro multiverso. A TNS TV entrou em ação para gerenciar a ruptura do espaço-tempo e enviou uma caixa para as co-coordenadas.
Esta é a mais nova tecnologia de inovação da TNS TV e aqui começa um novo capítulo no gerenciamento do rasgo no espaço-tempo. Guiados pela Caixa do TNS TV, os alunos se tornam Aventureiros do Multiverso e embarcam em uma jornada conectando-se a multiversos onde as questões mais urgentes do nosso planeta têm uma narrativa alternativa e uma nova perspectiva, lugares onde nossa compreensão do que é possível é diferente das narrativas que somos informados todos os dias.
Enquanto eles se conectam e imaginam esses novos mundos, eles aprendem como comunicá-los através de criação de conteúdo digital e de tela para TNS TV. Os alunos trabalham em colaboração para produzir um breve filme que vai além da compreensão tradicional de si mesmos e da alteridade e explora o conceito de multiverso. O filme mostrará como a jornada única de cada aluno na promoção da equidade e o desenvolvimento sustentável cria um efeito cascata em múltiplos universos, destacando o interconectividade de ações e experiências. Ao mergulhar no conceito de multiverso, o filme irá ilustrar que as decisões tomadas pelos indivíduos na sua busca pela equidade têm consequências de longo alcance, consequências que transcendem as fronteiras individuais.