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S.O.S

ESCOLA DO

(IM)POSSÍVEL

E se a S.O.S, uma organização do futuro, encontrasse uma forma de

se comunicar com o nosso tempo? E se ela convidasse as crianças para

embarcar em uma missão (im)possível e ajudá-la a reescrever o futuro?

A Escola do (Im)possível é um projeto de educação através da arte e tecnologia formulado para o ensino fundamental, que discute as mudanças climáticas e meio-ambiente através de uma experiência imersiva gamificada e transversal ao currículo.

 

O projeto cria em sala de aula um universo ficcional que conecta o real com o imaginário, o físico com o digital. Tudo começa quando uma estante circular repleta de livros fantásticos surge misteriosamente em sala de aula, junto com uma carta vinda do futuro. A partir deste momento, os estudantes embarcam em uma aventura de aprendizagem guiada pela personagem “Masami Alamair”, uma cientista do futuro que os convoca para uma missão (im)possível: reescrever o futuro com ações sustentáveis. É um espaço propício para as crianças elaborarem novas possibilidades para o nosso planeta enquanto avançam em sua trajetória educacional.


Tudo é conduzido por uma equipe de arte educadores da Platô Cultural em colaboração com os professores da turma, e com suporte da plataforma digital Escola do (Im)Possível. Dessa forma, os estudantes são conduzidos por uma narrativa gamificada lúdico-sensorial entre os ambientes físico e digital com episódios semanais ao longo de dois a três meses, envolvendo toda a comunidade escolar.

10 episódios | Duração: 2 a 3 meses | 20h total 

Faixa etária indicada: 3º e 4º ano do Ensino Fundamental

Temática Central: Educação Ambiental e Ecologia | Mudanças Climáticas 

O que é o projeto na prática?

  • O projeto é interdisciplinar, transversal ao currículo e ancorado nos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

  • Está alinhado à BNCC para o 3º e o 4º ano do Ensino Fundamental, trabalhando competências gerais e habilidades de diferentes componentes curriculares, como língua portuguesa, geografia, ciências, história, matemática, arte e letramento digital.

  • Chamamos as sessões do projeto de episódio, porque entram tanto no universo ficcional como no universo da educação

  • Os educadores são chamados de facilitadores, já que utilizamos metodologias ativas em que o professor é o mediador e os estudantes são os protagonistas do seu percurso de aprendizagem.

Como é o projeto na prática?

  • Ocorre no turno oficial das turmas, tanto nas aulas do professor regente quanto em outros componentes curriculares.

  • Cada turma recebe o projeto uma vez por semana: duas arte-educadoras da Platô Cultural vão até a escola no horário marcado e facilitam o episódio, que tem o roteiro já combinado com a escola.

  • São compartilhados com a escola todos os roteiros antecipadamente.

  • Cada roteiro possui temáticas, objetivos, um plano pedagógico alinhado à BNCC e atividades opcionais de apoio.

  • Cada episódio tem a duração de 90 minutos.

  • O ambiente digital oferece recursos para que os professores da turma deem continuidade ao projeto nas suas aulas.

O que oferecemos:

  • 10 sessōes por turma ao longo de 2 a 3 meses

  • Plataforma digital integrada com experiência em Realidade Aumentada

  • Acesso à plataforma com login por turma e área do professor

  • Acompanhamento online e recursos extras na plataforma

  • 1 estante interativa por escola disponibilizada durante a experiência

  • Tablets e equipamentos tecnológicos disponibilizados durante a experiência

  • 1 kit de “Agente S.O.S” + 1 livro personalizado por aluno

  • Capacitação dos professores e acompanhamento pedagógico

  • Equipe pedagógica especializada.

Mas o que acontece
em cada episódio?

Assista algumas das criações dos alunos de 2022

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Estes vídeos a partir de agora irão fazer parte da “Biblioteca (Im)Possível”, uma biblioteca interativa virtual com ambiente 3D que está sendo finalizada, onde os alunos participantes expressam suas ideias sobre um futuro sustentável. 

 

Clique AQUI para conhecer a biblioteca.

Como a experiência dialoga
com o currículo da turma?

Se você quiser mergulhar um pouco mais no projeto e entender como se dá o alinhamento dos episódios à BNCC, baixe AQUI ebook com o guia de facilitação de 2022.

Como é avaliado o impacto social
e educacional do projeto?

Os itens de avaliação de impacto social seguem o guia Continuum of impact: a guide to defining social and civic outcomes and indicators, desenvolvido pelo Animating Democracy, um programa norte-americano pertencente à organização Americans for the Arts. O Continuum of Impact é um guia para articular resultados e indicadores, observar e coletar evidências de impacto social em trabalhos de arte e cultura. Os parâmetros de avaliação de impacto educacional seguem as diretrizes da BNCC.


Assista aqui o vídeo de avaliação de IMPACTO SOCIAL do projeto piloto em 2021.

Escola do
(Im)Possível
no mundo:

Assista o vídeo do projeto na Escócia

O que andam dizendo por aí?

"O projeto continuará permitindo que os nossos alunos sejam “windows of wonder” (janelas para a imaginação e curiosidade), curiosos sobre como podem continuar a aprender a fazer a diferença no nosso mundo e o impacto que isto pode ter em seu futuro - os Agentes da St. Aidans aceitam a missão."

Mrs McLean- Diretora da escola St Aidans Primary, Wishaw, Escócia

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"Tem sido fantástico ver e ouvir o entusiasmo e o fascínio da Orla pela estante de livros viajante no tempo. Ela está muito envolvida no processo e tem falado sobre ir à floresta com Sally e Hazel para encontrar o portal durante semanas.

Ela disse que é a atividade mais legal que ela já participou na escola.”

Amy Pearson, mãe da Orla (estudante da escola Berryhill Primary, Wishaw, Escócia)

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