top of page

Criamos experiências imersivas de impacto na educação conectando teatro imersivo, novas tecnologias e gamificação.

Ao desafiar as fronteiras entre ficção e realidade, entre o físico e o virtual, e ao estreitar os laços entre gamificação e teatro imersivo, as repercussões que as Aventuras de Aprendizagem da Platô Cultural podem proporcionar são amplas em termos de impacto social, cidadania, identidade, reflexão crítica e modos de ser/fazer artísticos e educacionais.

O nosso processo:

Trabalhamos em parceria com instituições públicas e privadas, museus, empresas e comunidades traduzindo os seus desafios e temas em experiências imersivas transformadoras. Através de um processo em constante diálogo entre pesquisa e criação, a nossa equipe interdisciplinar trabalha colaborativamente, transformando os desafios em uma Aventura de Aprendizagem.

O que oferecemos:

  • Abordagem Pedagógica inovadora

  • Todos os recursos físicos e digitais necessários

  • Planos pedagógicos personalizados de acordo com a BNCC

  • Formação e capacitação de professores

  • Avaliação e monitoramento

O nosso impacto:

Trabalhamos com um sistema de monitoramento e avaliação de impacto dos resultados desejados do projetos. Seguimos dois modelos de parâmetros: 

 

1. O guia Continuum of impact: a guide to defining social and civic outcomes and indicators, desenvolvido pelo Animating Democracy, um programa norte-americano pertencente à organização Americans for the Arts, para monitorar o impacto social;

 

2. Avaliação formativa conforme os parâmetros da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), para medir o estímulo e a interação com os componentes curriculares, as unidades de conhecimento e habilidades, monitorando o impacto na educação.

Nossa história:

A Platô Cultural foi fundada em 2018 pela diretora artística  Francine Kliemann, com o apoio da Goldsmiths University of London. Desde 2020, tem sua sede em Florianópolis, Brasil, e formou uma equipe qualificada de artistas e educadores. Atuamos tanto no Brasil como no exterior.
 

A partir de 2021, realizamos o projeto Escola do (Im)Possível em parceria com Secretarias de Educação do Brasil e da Escócia, tendo recebido financiamento do British Council e da organização ITAC (International Teaching Artist Collaborative). O projeto foi implementado na Escócia em colaboração com Simon Sharkey e The Necessary Space, parceiro oficial do projeto.  Discussões com outros países estão em curso para expandir o projeto para outras localidades, criando uma rede global de Agentes da S.O.S.

 

Em 2022, lançamos o nosso segundo projeto “Fábrica de Leitores” em parceria com a produtora Marte Cultural (Florianópolis, Brasil), patrocinado pela Lunelli através da Lei de Incentivo à Cultura. O projeto foi implementado na Rede Municipal de Corupá, SC em outubro de 2022. A partir de 2024, a iniciativa será levada para diversos municípios de Santa Catarina, São Paulo e Ceará. 

 

A partir de 2023, a Platô Cultural está oferecendo cursos de formação de professores na abordagem pedagógica “Aventuras de Aprendizagem”  para Instituições de Ensino Públicas e Privadas. 

 

Nossa equipe criativa está desenvolvendo três novos projetos a serem lançados a partir de 2024: uma experiência Imersiva para Museus e Espaços Culturais, um Jogo digital transmídia e um laboratório imersivo de letramento digital para alunos do Ensino Fundamental II.

 

Parte central do nosso trabalho é o desenvolvimento de uma pesquisa continuada, que alicerça a criação de nossos projetos. Apresentamos a nossa pesquisa na COP 26 (2021) em Glasgow, e na COP 27 no Egito (2022). Participamos também como palestrantes e keynote speakers em Conferências nacionais e internacionais, tais como ECO-LIBRIUM Conference (França, 2023), ITAC 06 Art as Catalyst of Change (Noruega, 2022), DRHA 22 (Londres, 2022) e ‘4th Jeonju International Forum of Art Education 2022” (Coréia do Sul, 2022). 

 

Somos integrantes da Catalyst 2030, um movimento global que reúne organizações de impacto e ativistas sociais de todos os setores, comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, buscando criar abordagens inovadoras para acelerar a sua  implementação até 2030. 


A Platô Cultural é uma organização parceira do ITAC (International Teaching Artist Collaborative)  e CAN (Community Arts Network) e uma empresa associada a ACATE, participando ativamente da Vertical ED TECH.

bottom of page